quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Passional

Secundário ao amor devastador, o platônico também rege o livro “Eu Receberia As Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios" 

Felipe Pedrosa
“Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios”. O título, por si só, é um dos mais magníficos dos últimos tempos. Foi ele, aliás, que levou-me até o romance devastador de Cauby e Lavínia, transformado, recentemente, em longa-metragem pelos diretores Beto Brant e Renato Ciasca. 

Escrito pelo jornalista Marçal Aquino e lançado em 2005, o romance é um deleite literário. Texto ágil e fácil, história envolvente, muito mistério e uma narrativa singular – tudo o que, em minha opinião, é necessário para erigir uma verdadeira obra prima. 


Cauby, com a grafia idêntica a do cantor, é um fotografo de São Paulo que está no Pará para a feitura de um livro. No seu caminho, entretanto, surge Lavínia/Shirley. Os dois, a partir daí, arquitetam um romance afogado em traição – a jovem é casada –, angustias, alegrias, insanidades, promiscuidades e possessão um pelo outro. 

Em contrapartida, o amor platônico ganha uma narrativa secundária na obra. Sr. Altino, o careca, viveu a vida inteira por uma mulher comprometida. Ela, mesmo sem render um caso com ele, aprisiona esse amor por toda uma vida, impedindo, até mesmo, que o seu admirador possa ter uma mulher. 
Interligando realidades brasileiras, como a pedofilia, a corrupção e a disputa pelo garimpo, dentre outras, não há nas 229 páginas nenhuma frivolidade, ou passagem desnecessária. 

Trecho do livro. “O que acontece é que, quando estou com você, eu me perdôo por todas as lutas que a vida venceu por pontos, e me esqueço completamente que gente como eu, no fim, acaba saindo mais cedo de bares, de brigas e de amores para não pagar a conta. Isso eu poderia ter dito a ela. Mas não disse.(...)


Filme. Exibido no Festival de Cinema do Rio de Janeiro, no dia 11 de outubro, o filme, como de costume, readaptou o romance. A disputa pelo garimpo, por exemplo, foi deixada de lado, dando lugar a questões políticas. Com direção de Beto Brant e Renato Ciasca, o longa-metragem deve entrar no circuito comercial até o fim do ano. 

Camila Pitanga é a protagonista do filme que adaptou o romance


Livro: "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios"
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 229
Preço: R$ 45 (na Leitura)

Um comentário:

  1. Só pelo título, assim como você destacou bem, eu já leria o livro. Além disso, a personagem principal tem meu nome e, vá lá, outras coincidências mais... Mas, antes de tudo, eu vou ler o livro por causa do seu post, que deu gostinho de curiosidade.

    Ps.: trecho escolhido a dedo! :)

    Curti a crítica.

    Bjo moço.

    ResponderExcluir