segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Rimas inéditas e sem frescuras

MV Bill se inseriu no mundo televisivo, mas não perdeu a 
premissa de suas rimas ásperas e criticas

Felipe Pedrosa
As incursões na Globo, como em "Malhação" e no "Dança dos Famosos", do "Domingão do Faustão", e as empreitadas como documentarista e escritor não abalaram as estruturas musicais do rapper MV Bill, que lançou, entre o fim de 2010 e o início deste ano, o álbum "Causa e Efeito", pelo selo Chapa Preta. Com direção artística do próprio músico, o disco transita por temas recorrentes em seus outros trabalhos, como a exclusão social, a política brasileira, a situação dos moradores das periferias e a indústria cultural.


Neste, que é o quarto disco de estúdio de MV Bill, ele entrega um "cheque em branco" para sua irmã, Kmila CDD, que, além de participar de algumas faixas, se apresenta na canção que leva seu próprio nome. A voz sem firulas da cantora ainda se sobressai na música "Estilo Vagabundo 2", que é uma continuação da letra apresentada no álbum "Falcão, o Bagulho É Doido", de 2006.

Homônima ao disco, "Causa e Efeito" traduz a insatisfação do músico com a corrupção da política nacional. Isso fica claro no refrão: "Rouba muito/ magnata/ não vai para cadeia e usa terno e gravata".

Não diferente de seus outros trabalhos, o carioca, nascido e criado na Cidade de Deus, dedicou rimas relatando a história de um personagem (fictício ou não). Vale lembrar, "Soldado do Morro", de 2000, "Soldado Morto", em 2002, e, agora, "Mulheres", sobre uma mãe que perde a filha para o universo das drogas.

No total de 12 faixas, apenas a canção "Cidadão Refém", que conta com a participação do cantor Chorão, já havia sido gravada por Bill.


ALGUMAS CURIOSIDADES
Destaques: "Causa e Efeito"/ "O Bonde não Para"/ "Mulheres"/ "Estilo Vagabundo 2"/ "Amor Bandido"/ "Liberte-se"/ "Cidadão Refém"/ "Transformação"/ "Corrente"/ "Sou Eu".
Repescagem: No quadro "Dança dos Famosos", do "Domingão do Faustão", na Globo, MV Bill foi para repescagem junto dos artistas: Roberta Miranda, Renata Kuerten e Guilherme Winter.

CAUSA E EFEITO
A canção homônima ao disco, até então, foi a única digna de receber um videoclipe. Disponível no site You Tube, o vídeo utiliza recursos de animação e de quadrinhos para alfinetar políticos brasileiros e alguns filmes nacionais, como "Cidade de Deus" e "Tropa de Elite".


Confira o clipe abaixo:



*Matéria publicada no jornal Super Notícia, no dia 15 de junho de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário