quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Autoquestionamento

"O Palhaço" é uma ótima opção para o pré-réveillon, momento de reflexão sobre "quem", realmente, somos


A tristeza é tema central dos filmes dirigidos por Selton Mello


Felipe Pedrosa
Selton Mello, por mais que ele queira, não conseguirá desenvencilhar a história de Benjamin – protagonista do seu segundo longa-metragem, “O Palhaço” – da sua própria. Ele, talvez, nem faça questão de separar as duas trajetórias. “Desde os 8 anos de idade estou nessa profissão, e estou em crise há pelo menos uns 30 anos”, disse, em entrevista ao caderno Magazine, do jornal “O Tempo”.

Mais que fazer um autoquestionamento em cena, o filme – de difícil adequação em um único gênero – discute a fonte do riso de um palhaço, a presença feminina na vida de um ator mambembe  seja ela como impulsionadora da felicidade ou até como oportunista – e a questão do talento – representado, nesse caso, por um prefeito que deseja que seu primogênito seja artista.

As semelhanças com Selton, a princípio, são perceptíveis em pequenos detalhes. Benjamin (Selton Mello) após abandonar o circo vai em rumo a cidade de Passos, onde, além de encontrar Aldo (Danton Mello), ele se redescobre artista. A cidade mineira, aliás, é a sua terra natal e é o lugar onde o personagem retira sua identidade.

Jorge Loredo e Ferrugem, que aparecem rapidamente em cena, trazem a tona, talvez, algumas possíveis referências do ator mineiro nos anos 1980.

O Filme. Benjamin está cansado da rotina do Circo Esperança. Lá, ele interpreta o palhaço Pangaré ao lado do seu pai, o palhaço Puro Sangue (Paulo José). Em crise existencial e com o velho mito do palhaço triste, Benjamin sai a procura da sua identidade. O artista mambembe, com o passar dos dias, se reencontra com seu próprio talento.

Sempre caricato, os olhares do ator revelam muito na narrativa cinematográfica 


Com cerca de 1h30, “O Palhaço” é engraçado e inteligente. Sutil e descarado. Rico e pobre. Leve e pesado. Não é errôneo dizer que Selton Mello, como diretor, acertou o ponto certo da receita. O longa-metragem serve para entreter e refletir. Efeito, esse, pouco saboreado por aí – principalmente no cinema nacional.

*O filme estreou no circuito comercial na última sexta-feira, dia 28 de outubro. 

2 comentários:

  1. "O Palhaço" realmente é um filme também para refletir. Boas observações, boa crítica. :)

    Bjo moço.

    ResponderExcluir
  2. A sua crítica nos faz largar o computador e ir correndo para o cinema. Parabéns pelo texto! Sucesso na sua caminhada!

    BeijO.

    ResponderExcluir