segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"A gente vai passar"

Felipe Pedrosa
Os dias seguiam o fluxo normal do tempo. Para alguns, as horas passavam rápidas demais. Para outros, elas eram muito lentas. Assim, cada um aproveitava os minutos como bem entendia. Planejando ou não os afazeres da data em vigor pelo calendário cristão, o sol se punha igualmente para todos. Eu, porém, parti para a casa de uma amiga – de onde não vi o sol se despedir.

A sua mãe me recepcionou com um sorriso e me convidou para entrar. O seu pai, que é mestre em passar uma garrafa de café, me convidou para algumas xícaras do líquido preto e saboroso. Até que ela veio ao meu encontro. Um abraço apertado selou aquela visita.

Recordações deram o tom do nosso bate-papo. Ali mesmo, na cozinha. A garrafa de café foi esvaziando e o assunto era inesgotável. Enquanto falávamos de colégio, o seu pai entrelaçava comentários sobre a casa, sobre os caminhões e sobre o percurso da vida daquela família – humilde, mas acalentadora.

Em determinado momento, ela me disse: “Lipe, o meu convite de formatura para você”. Abri com todo cuidado, afinal, ali dentro tinha o símbolo de uma conquista. A primeira frase do seu texto de agradecimento bateu forte em meu peito: “Um sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só. Mas sonho que se sonha junto é realidade”.

Na verdade, a frase é um verso de uma das músicas do baiano Raul Seixas. Entretanto, na sequência do texto, ela agradecia a minha presença durante os quatro anos da sua graduação em Ciências Contábeis.

Fiquei emocionado. Pois, nunca havia imaginado a minha participação nesta conquista. Até por que, não sei nada de contabilidade. Mas as palavras, os gestos, o carinho estiveram aninhados ao lado esquerdo do peito dessa menina.

Naquela tarde, conforme havia dito, não vi o sol se pôr. Mas observei o brilho nos olhos negros daquela menina, admirei a sede com que falava dos projetos futuros e compartilhei as emoções que, há longos dias, estão em ebulição no seu peito. Ela tem uma sede de viver que é arrebatadora!

Nay, assim como você assinou o fim do seu convite, eu lhe digo: “Deixar chegar o sonho, prepara uma avenida, que a gente vai passar”. 

Um comentário:

  1. Lindo texto!

    Bom saber que você é companheiro dos seus verdadeiros amigos qndo precisam de vc. :)

    Vai dar tudo certo. Papai do céu sempre tá de olho nas pessoas especiais.

    Bj mocinho

    ResponderExcluir